domingo, 24 de agosto de 2008

A Arca da Aliança

A CONSTRUÇÃO DA ARCA DA ALIANÇA OU ARCA SANTA, 

 http://www.omniverso.com/arca%20de%20noe-pic1.jpg

FOI ORDENADA A MOISÉS POR JEOVÁ, DESTINADA A CONTER O TESTEMUNHO OU A LEI QUE INCLUÍA O PACTO DA ALIANÇA, CELEBRADO ENTRE JEOVÁ E OS JUDEUS.
A ARCA FOI CONSTRUÍDA NO MONTE SINAI, A MANDO DE MOISÉS POR BEZALEEL E AOLIABE. FOI FEITA COM MADEIRA DE ACÁCIA E REVESTIDA DE OURO PURO,

MEDINDO SEGUNDO UNS: 125X75X75 CM, SEGUNDO OUTROS SUA MEDIDA SERIA DE 175X80X80 CM; JÁ NA DISCRIÇÃO BÍBLICA (ÊX: 25:10) SEU CUMPRIMENTO SERIA DE DOIS CÔVADOS E MEIO E A SUA LARGURA DE UM CÔVADO E MEIO E, DE UM CÔVADO E MEIO A SUA ALTURA. SABENDO SE QUE UM CÔVADO CORRESPONDE A 0,66 CENTÍMETROS TEMOS QUE A DIMENSÃO CORRETA DA ARCA, SEGUNDO O RELATO BÍBLICO, SERIA DE 165X99X99 CM.

ENCIMANDO A ARCA FOI CONSTRUÍDO O PROPICIATÓRIO, UMA ESPÉCIE DE TAMPA EM FORMA DE COROA, TAMBÉM DE OURO. SOBRE ESSA PEÇA HAVIA DOIS QUERUBINS DE OURO BATIDO, UM DE FRENTE PARA O OUTRO E SUAS ASAS ESTENDIDAS SOBRE A ARCA.

EM SUAS EXTREMIDADES EXISTIAM QUATRO ARGOLAS TAMBÉM DE OURO, DUAS DE CADA LADO POR ONDE PASSAVAM OS VARAIS PARA LHE FACILITAR O TRANSPORTE.
OS METAIS UTILIZADOS EM SUA CONFECÇÃO, SEGUNDO SE LÊ EM ÊXODO, 38:24,27 E 29, FORAM DE: 29 TALENTOS E 730 SICLOS DE OURO; 100 TALENTOS E 1.775 SICLOS DE PRATA E 70 TALENTOS E 2.400 SICLOS DE COBRE. SABENDO-SE QUE UM TALENTO EQÜIVALE A 24,160 QUILOS, TEM-SE, QUE OS METAIS UTILIZADOS TOTALIZARAM EM 4.807,84 QUILOS, ISTO SEM CONTAR OS SICLOS QUE ERAM MOEDAS DE OURO, PRATA E COBRE QUE CIRCULAVAM NA ÉPOCA E CUJO PESO DESCONHECEMOS.

A ACÁCIA É UMA ÁRVORE SAGRADA ENTRE OS EGÍPCIOS, PELA SUA IMPUTRESCIBILIDADE, SENDO CONSIDERADA UM EMBLEMA DA IMORTALIDADE, DA VITALIDADE E DA INOCÊNCIA.
O METAL UTILIZADO, NO SEU SENTIDO ESOTÉRICO PODE SER SINTETIZADO COMO SENDO: O OURO SIMBOLIZANDO O PODER E A ESPIRITUALIDADE, A PRATA A ESPERANÇA E O COBRE O AMOR.

A PAR DO GRANDE VALOR MATERIAL DA ARCA OUTRO DE MAIOR RELEVÂNCIA SE PRENDE AO FATO DE A MESMA REPRESENTAR O PACTO FEITO POR DEUS COM O POVO JUDEU, SENDO POR ISSO VENERADA COMO O SÍMBOLO DE REFERIDA ALIANÇA. ENQUANTO NOS TEMPLOS PAGÃOS HAVIA IMAGEM DE FALSOS DEUSES, NO TABERNÁCULO ISRAELITAS HAVIA A ARCA, QUE REPRESENTAVA A PRESENÇA DE DEUS.OS OBJETOS COLOCADOS NO INTERIOR DA ARCA FORAM: UM VASO DE MANÁ, AS TÁBUAS DA LEI E A VARA DE AARÃO.

O MANÁ:

O MANÁ FOI O ALIMENTO QUE DEUS MANDOU EM FORMA DE CHUVA AOS ISRAELITAS PARA ALIMENTÁ-LOS NO DESERTO, ALIMENTO ESTE QUE CHAMAVAM DE “PÃO DO CÉU”.
O PRÓPRIO JESUS SE COMPARA AO MANÁ, DIZENDO: “EU SOU O PÃO QUE DESCEU DO CÉU”. SE O MANÁ SUSTENTOU O CORPO MATERIAL DO POVO NO DESERTO, JESUS É O SUSTENTO DO ESPIRITO.

A LEI – AS TÁBUAS DA LEI FORAM DUAS, ONDE ESTAVAM GRAVADOS OS DEZ MANDAMENTOS. A PRIMEIRA CONTINHA OS TRÊS PRIMEIROS MANDAMENTOS QUE ESTABELECEM OS DEVERES DO HOMEM PARA COM DEUS, E A SEGUNDA, OS SETE DEVERES DO HOMEM PARA COM SEUS SEMELHANTES.

A VARA DE AARÃO: ERA UM PEDAÇO DE PAU SECO, GALHO DE AMENDOEIRA, USUALMENTE UTILIZADO PARA CONDUZIR O REBANHO. ANTE A INCREDULIDADE DO POVO, DEUS, PARA DAR SEU TESTEMUNHO FEZ COM QUE A VARA PRODUZISSE BROTOS, FLORES E FRUTOS, OPERANDO-SE O FENÔMENO DA RESSURREIÇÃO E PROVANDO O PODER DE DEUS.

A ARCA DEPOIS DE CONSTRUÍDA NÃO MAIS ABANDONOU O POVO JUDEU DURANTE SUA PEREGRINAÇÃO PELO DESERTO E, FOI À VISTA DELA QUE O RIO JORDÃO DIVIDIU SUAS ÁGUAS PARA QUE OS ISRAELITAS PUDESSEM PASSAR E AS PORTAS DE JERICÓ CAÍRAM.

A SUA GUARDA ESTAVA CONFIADA AOS LEVITAS, QUE ERAM OS ÚNICOS QUE PODIAM TOCAR-LHE.TENDO OS ISRAELITAS PERDIDOS UMA BATALHA PARA OS FILISTEUS, LEVARAM-NA AO CAMPO DE BATALHA SUPONDO QUE ASSIM PODERIAM VENCER O INIMIGO. AO VEREM A ARCA OS ISRAELITAS SE ENCORAJARAM MAS, MESMO ASSIM, FORAM DERROTADOS PELO FILISTEUS QUE A TOMARAM E A LEVARAM (I SAM. 4). SOBREVINDO, PORÉM, A ESTES ALGUMAS DESGRAÇAS,

ATRIBUÍRAM-NAS À PERMANÊNCIA DA ARCA E A DEVOLVERAM AOS ISRAELITAS.
ESTES A LEVARAM PARA QUIRIATE-JEARIM E DEPOIS DE ALGUMAS PEREGRINAÇÕES ACABOU SENDO TRANSPORTADA POR DAVI PARA JERUSALÉM E COLOCADA NO TEMPLO POR SALOMÃO.

PARA EVITAR SER PROFANADA POR ALGUM DOS REIS IDÓLATRAS QUE SE SUCEDERAM, OS SACERDOTES PARECE TEREM-NA RETIRADO DO TEMPLO, PARA ONDE VOLTOU A MANDO DE JOSIAS (II CRO. 35:3). NÃO SE SABE O FIM QUE TEVE. ALGUNS JULGAM QUE FOI DESTRUÍDA DURANTE O TEMPO DE CATIVEIRO. OUTROS SÃO DE OPINIÃO QUE ALGUNS JUDEUS E, DENTRE ELES, JEREMIAS, A ESCONDERAM EM LUGAR QUE NÃO PODE SER DESCOBERTO.

A ARCA SEGUNDO OS RACIONALISTAS, ERA UM ACUMULADOR ELÉTRICO CONSTRUÍDO POR MOISÉS COM OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NAS ESCOLAS ESOTÉRICAS DE SEU TEMPO QUE CONHECIAM O SEGREDO DE PRODUZIR ELETRICIDADE. E ASSIM É QUE EXPLICAM POR QUE MOISÉS PODIA IMUNEMENTE ENTRAR EM DETERMINADO LUGAR, ENQUANTO QUE OS DEMAIS MORRIAM FULMINADOS. É QUE ELE SE ISOLAVA. ANTES DOS ISRAELITAS, OUTROS POVOS TIVERAM TAMBÉM AS SUAS ARCAS COMO,

POR EXEMPLO,

A ARCA EM TEBAS, MUITO SEMELHANTE À ARCA DA ALIANÇA, POSSUÍDO OS VARAIS, OS ANJOS NA MESMA POSIÇÃO E PRODUZINDO TAMBÉM O FOGO DEVORADOR. A. LETERRE, EM SUA OBRA “JESUS E SUA DOUTRINA”, REGISTRA QUE VÁRIOS PONTÍFICES FORAM FULMINADOS PELO RAIO, QUANDO, MAL ISOLADOS, INVOCAVAM O FOGO CELESTE, ENTRE ELES O PRÓPRIO ZOROASTRO.

0 comentários: