domingo, 24 de agosto de 2008

A Maçonaria

A Maçonaria (Freemasonry em inglês) é uma sociedade discreta, composta de homens livres e de bons costumes, que denominam-se mutuamente de “irmãos” por estudarem e cultuarem a Liberdade, a Fraternidade e a Igualdade entre todos os homens, membros ou não. 

Seus principais princípios são a Tolerância, a Filantropia e a Justiça. Seu antigo caráter secreto deveu-se a perseguições, a intolerância e a falta de liberdade várias vezes demonstrada ao longo da história da humanidade. 

Hoje, a Maçonaria é simplesmente sigilosa, mas não mais se esconde, e seus membros, chamados Maçons, preferem manter-se anônimos, dentro de uma discreta situação, espalhando-se por todas as partes e países do mundo. É considerada a maior sociedade mundial antiga e atual. 

Sendo uma sociedade iniciática, seus candidatos são aceitos através de convite expresso de um membro da sociedade Maçônica e integrados à irmandade global, por uma cerimônia denominada “iniciação”.

Esta forma e estrutura de ingresso repete-se, através dos séculos, inalterada, e possuí um belíssimo conteúdo simbólico, que facilita ao neófito pensar e meditar profundamente sobre os princípios filosóficos e transcendentes que sempre inquietaram a humanidade. 

Os iniciados ingressam na Ordem Maçônica com o grau de Aprendiz Maçom (Entered Apprentice) e estudam neste grau por aproximadamente 1 ano. Ao receber instruções, ensinamentos e ao apresentar seus próprios trabalhos, galgam ao grau simbólico de Companheiro (Fellow Craft) e após outro ano de estudos chegam ao grau de Mestre Maçom (Master Mason). 

Os membros reúnem-se semanalmente em um local fechado ao qual denominam de Loja (em inglês Lodge), e dentro dela praticam suas atividades, rituais e trabalhos, de maneira sigilosa. 

Estes procedimentos são orientados por pelo menos 3 mestres experientes, sendo que um deles é conhecido por Venerável Mestre, por ser o coordenador mais experimentado. Todas as cerimônias seguem os princípios da Lei, da Moral e do Civismo, sendo realizadas em honra e homenagem a Deus ou Força Criadora ou Princípio Sagrado, ao qual os maçons denominam ecumenicamente de Grande Arquiteto do Universo. 

Todos os ensinamentos, lições e orientações maçônicos são transmitidos através de símbolos, para melhor fixação, dando assim um conhecimento hermenêutico profundo e ao mesmo tempo adequado ao nível intelectual e cultural de cada membro. Cada Loja Maçonica faz parte de uma região que está contida em um Distrito, o qual responde a uma Grande Loja (ou Grande Oriente), que por sua vez faz parte de uma Potência. São unidades e celulas puramente administrativas, uma vez que todos funcionam do mesmo modo, com pequenas variações de ritos. 

As lojas e seus membros se conectam formal ou informalmente através de sistemas mútuos de reconhecimento entre os níveis (graus) e lojas, mundialmente. A maioria dos símbolos têm suas origens perdidas no tempo, sendo que muitos foram adotados das primeiras organizações profissionais (guildas) medievais, principalmente dos antigos mestres construtores de castelos, catedrais, sinagogas e mesquitas. “Maçon” em francês significa “pedreiro” ou “construtor”. 

Sua forma organizacional atual começou em 24 de Junho de 1717, quando uma primeira grande loja foi fundada em Londres. Cada Loja possui independência em relação as outras Lojas, mas estão ligadas a uma Grande Loja e desta maneira a todas as demais lojas, em todo o mundo. Um membro de uma loja pode visitar qualquer outra loja, em qualquer lugar, bastando para isso seguir as regras, normas e princípios da Maçonaria. 

Estas leis máximas da Ordem Maçônica são chamadas de “landmarks” e são únicos e comuns para todos os Maçons, universalmente. Um desses pontos fundamentais na Maçonaria é que o homem para ser aceito na Ordem deve acreditar em um “princípio criador”, “uma força sagrada”, independente de sua religião. Seus integrantes professam as mais diversas religiões e a ordem tem
Caráter não-sectário.

Por ser livre e possuir um conhecimento amplo e eclético, a Maçonaria e seus membros buscam nas mais diversas vertentes suas verdades e experiências, resultando em um caráter globalizado e holístico. A Ordem Maçônica é apolítica e areligiosa, pois os objetivos de grupos políticos ou sociedades religiosas é outro e baseados em outros princípios e com outras práticas e atividades.

http://www.gremiolusitano.eu/wp-content/uploads/2007/02/organizacao.gifCada um de seus membros tem suas preferências políticas pessoais e individuais, que são totalmente respeitadas, pelo simples fato de não serem comentadas e/ou discutidas. Os maiores propósitos da Maçonaria são possibilitar aos homens encontrar paz e harmonia, promover a amizade fraternal e real, e também desenvolver a caridade. Atualmente estima-se que existam mais de 4.8 milhões de maçons em lojas regulares ao redor do mundo.

Mais de 3 milhões estão localizados só nas Americas (principalmente USA), sendo que se estima que no Brasil existam pouco mais de 130.000 membros ativos, apenas. Alguns homens notáveis entre os maçons foram: Benjamin Franklin, Mozart, Henry Ford, Rudyard Kipling, Dom Pedro I, Robert Baden Powell, Marechal Deodoro da Fonseca, Douglas MacArthur, Gal Manoel Luiz Osório, Paul Harris, Raimundo Rodriguez, Will Rogers, Melvin Jones, Francisco Parreira, George Washington, Frank Sherman Land.

0 comentários: